segunda-feira, 17 de junho de 2019

Surgimento do Marco Civil


No Rio de Janeiro em 29 de outubro de 2009 a secretaria de assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, em parceria com o Centro de Tecnologia e Sociedade de Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas organizaram o processo colaborativo para a construção de um Marco Civil.
Veio a partir da concepção do professor Ronaldo Lemos. Durante a primeira fase dos debates, entre 29 de outubro e 17 de dezembro de 2009, foram recebidas mais de 800 contribuições que vieram de e-mails, comentários entre outros veículos de comunicação. 
Os debates públicos iniciaram-se em 08 de abril e terminaram em 30 de maio de 2010, o ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto, descreveu esse conjunto de regras como "A contratação da Internet". 





Fontes: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Marco_Civil_da_Internet
https://www.multlinks.com.br/marco-civil-da-internet-o-que-muda-pcara-o-usuario/

terça-feira, 11 de junho de 2019

SBC e seu código de conduta
 (Sociedade Brasileira de Computação)


      Diante do avanço computacional e dos diversos usos da internet, há profissionais de TI nos mais variados setores nacionais e internacionais, esses especialistas que dedicam suas vidas as tecnologias de informação, estão cada vez mais assegurados por normas de conduta fora e dentro do universo digital.

     Perante as transformações  e evoluções da tecnologia surgiram organizações para zelar o uso de dados, oferecer assessoria técnica, promover a qualidade dos profissionais entre outros. No Brasil não foi diferente, em julho de 1978 na cidade de Porto Alegre RS, foi fundada a SBC (Sociedade Brasileira de Computação) tendo como presidente Claudio Zamitti Mammana (USP) e vice-presidente Daltro José Nunes (UFRGS); formada por estudantes, professores, pesquisadores e especialistas da área da informática e computação.

A SBC tem como objetivos:
  • Disponibilizar o acesso a informação e cultura através da informática;
  • promover a inclusão digital;
  • incentivar pesquisas e ensino em computação no Brasil. (entre outros pontos que serão abordados em próximas postagens).
Para mais informações acesse:
http://www.sbc.org.br/institucional-3/codigo-de-etica