sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Evolução de "Computer Networks"

   Em cada um dos três séculos passados, a sociedade foi dominada por uma única tecnologia: No século XVIII, foi a epóca de grandes sistemas mecânicos que acompanharam a era da revolução industrial. No século XIX, o tempo do motor a vapor. No século XX, girou em relação a guardar, conseguir e distribuir a informação. Dentre outros desenvolvimentos, existem: a instalação de networks de telefones do mundo todo, a invenção do rádio e da televisão... até o nascimento da indústria de computadores e o gerenciamento de comunicação entre satélites. Durante um rápido progresso tecnológico, essas áreas convergiram e suas diferenças de coletar, guardar, interpretar a informação foram desaparecendo.
  Entretanto, a era dos computadores tem evoluído muito rapidamente em um pequeno período de tempo. Os primeiros computadores foram largamente centralizados em um local que conseguisse suportar seu espaço macro. Geralmente, nesses locais haviam paredes de vidro, com a finalidade dos visitantes, observarem os experimentos realizados nos computadores. A ideia de, que com vinte anos, pequenos computadores menores que selos postais, era pura ficção científica.
  O desenvolvimento de computadores e de comunicação tem sido uma influência profunda em como são organizados. Agora, não há mais salas contendo grandes computadores, dando início a coleção interconectada entre computadores anônimos.
 Há uma considerável confusão entre "Computer networks" e "Sistemas distribuídos". Nos sistemas distribuídos, uma múltipla existência anônima é transparente. Neles, é possível escrever um comando e mandá-lo executar. Com isso, é o próprio sistema operacional que escolhe o melhor processador que trabalhará com arquivos de entrada e armazenará, para processá-los e colocar os resultados, em um espaço apropriado.
  Em outras palavras, os sistemas distribuídos não agem como multi-processadores e, sim, como um processador virtual principal. Alocações de trabalhos para processadores e arquivos para discos, onde eles são armazanados e quando são necessários para serem processados devem ser automáticos.
 Com a Network, usuários devem explicítamente: alocar sua posição na máquina, submeter seu trabalho remotamente, mover arquivos e organizar todo o gerenciamento pessoalmente. Com os sistemas distruibuídos, nada deve ser realizado explicítamente porque tudo é realizado automaticamente sem a percepção do usuário.

Att.,
[EOF]

Referências:
Tanembaum, Andrew S. Computer Networks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário