sexta-feira, 26 de julho de 2019

O "Código" da ACM (Association for Computing Machinery)

Em primeira instância, a ACM (Association for Computing Machinery), é a maior Sociedade de Computação Científica e Educacional, cujo objetivo é publicar projetos que avançam o "Estado da Arte" da computação como Ciência e Profissão.
Assim, voltando ao título do post... Será que existe um "Código" da ACM com finitos passos para resolver problemas éticos gerais? Bem, "Coding" em inglês, siginifica programar. Com isso, logo no próprio texto ressalvo que não é um "Código" e nem como um conceito de "Algoritmo". Mas, sim, um conjunto de normas ou bases com princípios que norteiam a boa conduta e o comportamento de todos que utilizam a tecnologia: sejam profissionais da área como cientistas, engenheiros, técnicos, professores e estudantes de computação, ou até mesmo qualquer pessoa que de algum modo utilizam as tecnologias que são desenvolvidas cujo impacto permeiam certa ética tecnológica.
    As perguntas que, estudantes de computação ou qualquer outra área se fazem no momento de procurar algum livro que pode ser baixado na internet igual ao original, mas somente é vendido por um preço inacessível, conflitam com a reflexão do que é legal e ilegal sobre qual atitude tomar. Nessa lógica, é recomendado procurar saber o que se pode fazer em relação ao que é possível assegurar-se quando ideias podem prejudicar outros, mesmo que seja mínima a complexidade do agir.
     Observa-se, portanto, que todo ser humano neste mundo mundo tão globalizado, tem um profundo impacto tanto na vida particular como no meio público. Desse modo, é preciso de um objetivo para compreender que cada ação deve ser para melhorar e incrementar a rotina diária de cada pessoa. E, isso, não é trivial porque até as ações mais bem-intencionadas podem causar consequências negativas. Além disso, sempre há uma grande responsabilidade quando a diversidade divergir entre diferentes ideais.

Att.,

Referências: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário